terça-feira, 12 de novembro de 2013

Alimentação Saudável

   

     Muitas pessoas sabem que a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos contribuem para uma melhor qualidade de vida.

    Porém, poucas colocam em prática os princípios de uma vida saudável, realizando uma refeição variada, equilibrada e com moderação. Por isso, é fundamental que a alimentação saudável se torne um hábito. Para isso, faça pelo menos três grandes refeições por dia, intercaladas por pequenos lanches, e siga as dicas de acordo com o conceito da Pirâmide dos Alimentos:
     Carboidratos, frutas verduras, proteínas, açúcares e doces, óleo e gorduras todos estes estão descritos na pirâmide que ensina as porções que devemos ingerir.
     A água também e fundamental para nossa vida devemos ingerir dois livros de água por dia.
     Devemos tomar cuidado com os  alimentos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior da alimentação diária dos brasileiros. Isso porque são de fácil preparo e possuem um prazo de validade muito maior do que os alimentos in natura. Porém, o consumo em excesso desses alimentos pode ser prejudicial à saúde.

Pirâmide Alimentar


Alimentação variada e equilibrada:

Podemos comer de tudo com moderação

  1. Após uma reflexão, expor a pirâmide no quadro. Convidar cada aluno para ir preencher a pirâmide de acordo com seus hábitos alimentares, e suas respectivas fontes.  
  2. Pedir aos alunos que reflitam com suas famílias sobre a qualidade dos alimentos que ingerem todos os dias. Discutir as vantagens dos alimentos orgânicos, desprovidos de agrotóxicos e os benefícios que eles trazem à saúde.
  3. Solicitar que os alunos realizem individualmente o seguinte levantamento: 
  4. Quantas vezes vocês se alimentam por dia? 
  5. Que alimentos vocês consomem com mais frequência? 
  6. A partir deste levantamento, cada aluno deve elaborar uma tabela relacionando os alimentos que mais consomem no dia-a-dia 
  7. Reunindo em grupos de três ou quatro, os alunos devem discutir a qualidade de sua própria alimentação verificando-se é saudável e equilibrada.   

2 comentários:

  1. Também considero a alimentação muito importante.Todo mundo sabe da importância de comer bem: traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia e melhora até o humor. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente.

    Thiara Maria Elias Forzza. 4ºB Pedagogia
    http://blogdospedagogos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir